Patrício apresenta parecer que sugere cassação de Benedito
Publicado
emO deputado Patrício (PT), relator do processo que apura suposta quebra de decoro parlamentar pelo distrital Benedito Domingos (PP), apresentou na tarde desta quinta-feira (9) relatório pela cassação do mandato do parlamentar, acusado de participação em fraudes na contratação de decoração natalina, durante o governo Arruda, em 2009.
Segundo sustentou o relator, a conduta do deputado investigado violou a Constituição Federal, a Lei Orgânica do Distrito Federal e o Código de Ética dos distritais. “A quebra do decoro está configurada nos incisos II e § 1º do art. 63 da Lei Orgânica, e incisos III e XII do art. 6º do Código de Ética dos Deputados Distritais”, detalhou Patrício.
Ao pregar a cassação, Patrício rebateu a tese da defesa de que não se pode perder o mandato sem o trânsito em julgado do processo judicial. “O envolvimento com o crime prescinde de sentença condenatória. E esse entendimento já tem precedente nesta Casa de Leis, inclusive nesta legislatura, que cassou deputado que tinha sido denunciado pelo Ministério Público antes mesmo de a denúncia ser recebida”, pregou.
O relatório apresentado pelo deputado Patrício segue para apreciação dos membros da Comissão de Ética da Casa. Se for acatado pela maioria dos integrantes, irá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deverá se manifestar sobre a legalidade do processo. O mandato só poderá ser cassado depois de apreciação em plenário, em votação aberta.