A deputada Paula Belmonte defendeu o uso da telemedicina, durante reunião da comissão externa que trata de legislação e ações para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.
“A telemedicina é fundamental e nós precisamos fazer com que a tecnologia chegue a toda a população porque, se isso não ocorrer, as pessoas vão se automedicar no Google”, disse a deputada, que falou também de seu projeto sobre crimes contra a administração pública.
Segundo a parlamentar do Cidadania, é necessário regulamentar as consultas feitas online porque a telemedicina é o presente, não o futuro. “Temos que garantir atenção à saúde da população, levar um olhar médico quando as pessoas enfrentam uma doença”. Paula Belmonte salientou a necessidade de segurança para que a confiança entre paciente e médico se estabeleça.
A deputada ressaltou que a aprovação do marco legal do saneamento básico pelo Senado é fundamental para a saúde. “As pessoas adoecem muitas vezes por falta de nutrição e de água potável”, afirmou.
Abaixo a corrupção
Paula Belmonte chamou a atenção dos deputados para o projeto 1485/2020 em que está anexada outra proposta de sua autoria (PL 3389/2020). As matérias tratam de corrupção em tempos de pandemia. “Os maus gestores têm que pagar, principalmente os que utilizam o pânico das pessoas para roubar”, disse a parlamentar do Cidadania.
O projeto 1485 estabelece que seja duplicada a pena de crimes contra a administração pública quando esses forem praticados durante o estado de calamidade pública. Já a proposta de Paula Belmonte tipifica como hediondos os crimes contra a administração pública.