Notibras

Pavimentação e calçadas recebem investimentos de 59 milhões

Moradores e comerciantes da Avenida da Misericórdia, em Vicente Pires, experimentam melhorias significativas na acessibilidade, com a implementação de novas calçadas na região. Por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), o Governo do Distrito Federal (GDF) já executou 800 m² de calçadas, com 400 m² de cada lado da via. A previsão é que, ao final das obras, o total de calçadas na avenida alcance 20.000 m².

A pavimentação faz parte das etapas das obras de drenagem e está integrada ao contrato de infraestrutura do Lote 2, com um investimento total de R$ 58,8 milhões. “Onde o asfalto foi concluído, iniciamos o calçamento e, em diálogo com a comunidade, decidimos alargar a via e construir calçadas mais amplas”, detalha o administrador regional de Vicente Pires, Gilvando Galdino.

Ele também ressalta que, mesmo durante a época de chuvas, os trabalhos não param: “Independentemente das condições climáticas, não podemos deixar os moradores sem apoio. É fundamental que todos fiquem satisfeitos, com o governo cumprindo o que foi planejado e garantindo o bem-estar da população”.

Segundo Alex Sidney, chefe da subsecretaria de Acompanhamento e Fiscalização (Suaf) e da Unidade Especial de Execução de Obras (Uneobras), da SODF, a pavimentação definitiva de algumas áreas será na próxima estiagem. “Os serviços são realizados conforme as necessidades de cada local. Em algumas áreas, conseguimos fazer apenas a drenagem, por exemplo, adotando soluções paliativas até que as obras definitivas possam ser viabilizadas, após o ciclo chuvoso”, explica.

A empresa terceirizada contratada também oferece suporte em serviços de emergência e se responsabiliza por uma garantia de cinco anos, cobrindo eventuais problemas como buracos e falhas na rede de drenagem.

Mudança de cenário
Os desníveis de calçada, falta de estacionamento e pavimentação de má qualidade desde que Maria Gilmaria Sousa, 49, chegou à Avenida da Misericórdia, em Vicente Pires, há 30 anos, foram substituídos por uma via moderna e padronizada. “Com a nova estrutura, ficou muito mais fácil e seguro para os pedestres se deslocarem”, observa, ressaltando a melhoria na acessibilidade.

Para a comerciante, dona de uma loja de utensílios localizada abaixo de sua residência, a expectativa é que as novas calçadas atraiam mais clientes. “Antes, as pessoas tinham que caminhar pela rua ou não tinham onde estacionar. Agora, a expectativa é que, com a melhoria na infraestrutura, mais consumidores visitem a loja”, afirma.

Sentimento semelhante tem o lojista Rodrigo Jonas da Silva, 48, que vive em Vicente Pires desde 1999. A questão da acessibilidade sempre foi uma preocupação para ele. “Antes da obra, os pedestres andavam junto aos carros, o que tornava o ambiente muito inseguro. Sempre aguardamos por essa melhoria, e agora finalmente está se concretizando. Hoje, a situação está muito melhor”, avalia.

Rodrigo também acredita que a nova infraestrutura levará mais comerciantes para a região, o que irá enriquecer a oferta de produtos e serviços para os moradores. “Em uma rua bem organizada, a tendência é que novos clientes cheguem, além de atrair mais opções comerciais. Isso valoriza ainda mais a região”, aponta. Além disso, com o novo asfaltamento, Rodrigo planeja voltar a se deslocar a pé para o trabalho: “Com a infraestrutura melhorada, pretendo ir de casa para o trabalho a pé nos próximos anos”.

Sair da versão mobile