Curta nossa página


Pedacinho de Hollywood morava em Anápolis e vinha curtir Brasília

Publicado

Autor/Imagem:


José Escarlate

Conheci a chamada dona Joana – Joan Lowell -, pioneira de Brasília, em Anápolis, quando lá estive para cobrir o assassinato de dois prefeitos da cidade, em 1954, caso que teve repercussão nacional.

Joan Lowell, que era escritora e repórter de um jornal em Massachusetts, teve experiência no cinema, chegando a filmar com Charles Chaplin, até se casar com um capitão de mar, Leek Bowen. Ele era comandante de um transatlântico que fazia a linha Nova York-Santos.

Os dois largaram tudo e compraram terras em Anápolis, onde cultivavam café. Com muitos amigos em Hollywood recebiam todos os anos visitas de atores e atrizes. Entre eles, Mary Martin e Janet Gaynor, por quem dona Joana tinha predileção especial. Amigas, Janet Gaynor acabou por comprar uma fazenda ao lado da sua. Mary Martin, cantora e atriz, foi amiga de Frank Sinatra e cantou jazz com Cole Porter. Fez teatro em Nova York, na Broadway, onde ficou famosa com a peça Peter Pan. Janet Gaynor, por sua vez, fez 7 filmes em Hollywood antes de se mudar para Goiás. Ganhou o Oscar de melhor atriz e morava em Anápolis em uma grande casa, de estilo exótico, conhecida como “Palácio da Bela Adormecida”.

Larry Hagman, o Major Nelson do seriado Jeanne é um gênio e o J.R. do seriado Dallas, era filho de Mary Martin e passou parte da juventude em Anápolis. Aqui tentaram filmar o romance de Joan Lowell, “Terra Prometida”, que tinha no elenco, além da dona Joana, a atriz brasileira Eliane Lage, fazendeira em Anápolis, Janet Gaynor, Gilbert Adrian, Mary Martin, Richard Halliday, Larry Hagman, e o imigrante libanês Jibran El Hadje, empresário em Brasília e hoje dono da rede de hospitais Home.

Gilbert Adrian, marido de Janet Gaynor, figurinista em Hollywood, vestiu atrizes famosas como Greta Garbo, Joan Crawford, Catherine Hepburn. O capitão Leek Bowen, que desfilou na coluna da Katucha – Talita Aparecida de Abreu -, no Correio Braziliense, morreu atropelado na rodoviária de Brasília em 1960. Janet Gaynor e Mary Martin depois de 20 anos no Brasil, regressaram aos States.

Além desses artistas, que curtiram o eixo Anápolis-Brasília durante vários anos, principalmente durante a construção da cidade, aqui estiveram John Wayne, Ronald Reagan e Janet Leigh, após filmar Psicose com Alfred Hitchcock. Joan Lowell morreu dia 7 novembro de 1967,em Brasília.

PV

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.