O senador Pedro Taques (PDT) lidera a corrida eleitoral pelo governo do Estado de Mato Grosso, com 43% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope nesta quinta-feira (4).
Ele é seguido por Lúdio Cabral (PT), com 16%, e pelo deputado estadual José Riva (PSD), que tem 13% das intenções de voto, apesar de ter sua candidatura indeferida pelo TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral) por ser considerado ficha-suja. Sua candidatura é mantida até que seja julgado recurso de Riva no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Lúdio Cabral e José Riva estão empatados tecnicamente, no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento divulgado nesta quinta mostra uma consolidação da liderança do pedetista. Na última pesquisa feita pelo instituto, entre os dias 3 e 5 de agosto, Pedro Taques tinha 36%, enquanto Lúdio Cabral tinha 14% e José Riva tinha 13%.
O Ibope fez também duas simulações de segundo turno. Na primeira, Taques venceria Cabral por 50% a 20%. Já se a disputa fosse entre o pedetista e José Riva, Taques venceria por 52% a 17%. Brancos/nulos representam 9% das intenções e 22% não sabiam ou não responderam.