Notibras

‘Pentes’ desembaraçam no palco e fazem o povo cantar

Beka Adrade, Edição

O Grupo Embaraça volta aos palcos com o espetáculo Pentes um ano após a sua repercutida estréia. Colocando em cena a identidade da mulher negra através do cabelo crespo, o espetáculo Pentes revela as facetas do racismo velado buscando desconstruir os estereótipos que perseguem a mulher negra.

O grupo utiliza como linguagem o chamado “teatro performativo”, não baseando o trabalho em personagens previamente criados por outros artistas, mas sim nos próprios corpos, autobiografias e experiências das atrizes. Exploram o universo do audiovisual através de projeções e o discurso não verbal para compor sua dramaturgia.

Um dos destaques do espetáculo é o uso de música, executada por uma banda ao vivo em interação com o elenco que faz com que o público embarque ainda mais no texto e explore essa realidade multifacetada que o grupo propõe.

Após perceberem a necessidade de abarcar outras particularidades que compõem o tema, as atrizes prometem surpresas até para o público que já assistiu ao espetáculo, com novas cenas e um discurso mais afiado e intenso.

Nas apresentações que já realizaram, as atrizes observaram o quanto o público vibrou tanto se sentindo representado em cena quanto refletindo a respeito do racismo, que está cada vez mais naturalizado no nosso cotidiano. Do riso ao choro, o espetáculo Pentes convida o público a mergulhar em nossas histórias.

Estrada – O Grupo Embaraça surgiu na Universidade de Brasília, quando cinco atrizes negras se uniram para colocar em cena questões étnico-raciais, partindo de um universo intimo trabalharam da negação a afirmação e reconhecimento da figura da mulher negra na sociedade e em cena. É nesse cenário que nasce o rascunho do primeiro espetáculo do grupo, a cena curta, com Pentes.

Esse trabalho participou do processo de curadoria da 5ª edição do Festival Breves Cenas de Teatro de Manaus em março de 2013, no qual recebeu o Prêmio pela Abordagem Temática Através da Cidadania e Identidade. A cena curta integrou ainda o Festival de Teatro Universitário do Rio de Janeiro em abril do mesmo ano.

Após isso, o Grupo Embaraça aprofundou o trabalho e produziu a primeira versão do espetáculo “Pentes”, projeto contemplado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura, no edital para montagem da peça que teve estreia em novembro de 2013 no Sernegra (Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça) e em três escolas públicas do DF, com direção de Alisson Araujo.

O espetáculo foi apresentado também no Festival de Teatro de Crixás – GO, no mesmo ano, com o apoio da prefeitura local. Em setembro de 2014 o Grupo Embaraça participou do Festival de Cenas Curtas Galpão Cine Horto com a cena “Pentes” novamente. Em 2015 o grupo reassumiu a direção e dramaturgia de seu trabalho. Foi aí que surgiu a nova e atual versão do Pentes.

No mesmpo ano voltou a ser contemplado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura. Isso permitiu ao grupo circular com a nova versão do trabalho em Brasília e nas cidades de Ceilândia, Gama, Taguatinga e Vila Telebrasília.

Em 2016 as moças estrearam o segundo espetáculo, Calamatraca. O espetáculo dá continuidade a uma das características do grupo, de seguir com uma criação autoral (dramaturgia e direção) e retratar temas contemporâneos. Atualmente o Grupo Embaraça é composto por Ana Paula Monteiro, Fernanda Jacob e Tuanny Araujo.

SINOPSE
Eu embaraço
tu desembaraças
nós embaraçamos
vós desembaraçais;
Não nega,nêga! Qual é o pente que te penteia?
Num mar de negações, três melaninas acentuaram-se, baseadas em depoimentos pessoais embaraçamos nossos caminhos e libertamos nossos cabelos!

FICHA TÉCNICA
Direção e Texto: Grupo Embaraça
Dramaturgia: Grupo Embaraça e Fabrícia Carvalho
Elenco: Ana Paula Monteiro, Fernanda Jacob, Tuanny Araújo
Atriz convidada: Elisa Carneiro
Direção Musical: Fernanda Jacob
Banda: Anne Caroline Vasconcelos, Carolina Setubal, Fernanda Pinheiro, Larissa Umaytá e Letícia Fialho.
Figurino: Fernando Cardoso
Luz: Zizi Antunes
Produção de vídeos: Rodrigo Resende (LAB 61)
Fotografia: Tatiana Reis
Arte Gráfica: Keka Balduino
Produção: Desvio Produções (Elisa Mattos)

SERVIÇO
Data e horário: Dias 12 e 13 de Novembro – Sábado às 21 horas e Domingo às 20 horas
Local: Teatro Sesc Garagem – W4 Sul, 713/913, Bloco F
Ingressos: R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira). Obs: Meia entrada mediante apresentação de identidade estudantil ou doação de 1kg de alimento não perecível.
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: Livre

Sair da versão mobile