A China ordenou o fechamento do consulado dos Estados Unidos em Chengdu, dias depois de Washington forçar o consulado chinês em Houston a interromper as operações.
Uma declaração do Ministério das Relações Exteriores disse que diplomatas dos EUA na China foram notificados na manhã de sexta-feira que Pequim estava revogando a licença do consulado de Chengdu no sudoeste da China, que recebeu ordem de “interromper todos os negócios e atividades”.
Ele acrescentou que os EUA “provocaram unilateralmente o incidente” ao ordenar o fechamento do escritório de Houston, uma ação que Pequim disse “violar seriamente o direito internacional e as normas básicas das relações internacionais”.
“A situação atual entre a China e os Estados Unidos é algo que a China não quer ver, e a responsabilidade cabe inteiramente aos Estados Unidos”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores.
“Mais uma vez, exortamos os EUA a revogar imediatamente a decisão errônea de criar condições necessárias para o retorno das relações bilaterais ao normal”.