Mar de gente
Peregrinação a Meca reúne 2 milhões de muçulmanos
Publicado
em
Sob um sol forte, mais de dois milhões de muçulmanos começaram neste domingo, 19, a peregrinação anual a Meca, em uma Arábia Saudita em plena transformação. A concentração de multidões representa um desafio logístico para as autoridades.
“Vir aqui é o sonho de todo muçulmano”, é “a última viagem”, disse Soliman Ben Mohri, um comerciante de 53 anos que mora na França. O fervor é tanto que alguns peregrinos acabam esquecendo dos 40ºC.
Os peregrinos chegam a Meca, na parte oeste do reino, oriundos de diversas partes do mundo, especialmente Egito, Índia, Paquistão, Bangladesh e Sudão, informam as autoridades.
Neste domingo, os fiéis foram a um vale de Mina, onde passaram a noite antes de se dirigirem para o Monte Arafat, momento culminante da peregrinação. Foi neste local onde, segundo a tradição islâmica, o profeta Maomé pronunciou seu último sermão. Os peregrinos passam o dia rezando e pedindo clemência a Alá.
A peregrinação terminará com o Aid al Adha, também conhecido como Festa do Sacrifício, que dura três dias e é seguido pelo ritual da “lapidação de Satanás”.
