Notibras

Perfume na pele ao sol pode ser tão perigoso quanto o limão

Usar perfume e maquiagem na praia pode ser tão perigoso para a pele quanto mexer com limão no sol. Segundo a dermatologista Juliana Neiva, os perfumes podem conter substâncias fotossensibilizantes iguais às da fruta, assim como furocumarina, composto que causa manchas e queimaduras na pele quando entra em contato com o sol.

Como cuidar
Se o acidente já aconteceu, interrompa o uso do perfume imediatamente – mesmo fora do sol, até a pele se recuperar. “Evite o sol e use cremes hidratantes e pomadas à base de corticóide, além do uso de água termal, que ajuda a acalmar a pele. A mancha desaparece com o tempo, mas podem ser usados cremes clareadores e alguns tipos de laser para acelerar o clareamento”, explica.

Além dos cremes e água termal, compressas com sachês de chá de camomila gelado também ajudam a acalmar a pele.

O que mais evitar
Segundo a dermatologista, frutas como laranja, tangerina e figo também podem causar mancha semelhantes às do limão quando expostas ao sol, assim como refrigerantes. Por isso, atenção na hora de escolher o suco ou caipirinha na praia. Em caso de espirros e acidentes, pele lave imediatamente o local com água corrente e sabão neutro – e saia do sol

Sobre maquiagem
“O ideal é usar pouca maquiagem na praia, já que o sol potencializa reações alérgicas aos cosméticos. É bom evitar sombras, delineadores e iluminadores.”

O que está liberado
“Opte por produtos à prova d’água, como máscara de cílios, gloss e batons. São válidos também filtros com tonalizantes para efeito de base.”

Bronzeador caseiro
Cuidado com misturas malucas feitas em casa: “Bronzeadores caseiros podem causar manchas e ser extremamente perigosos, resultando até em queimaduras de terceiro grau. Além disso, esses bronzeadores não garantem uma cor duradoura. Pelo contrário, a pele fica vermelha e em poucos dias descama.”

Sair da versão mobile