Curta nossa página


Pezão se reúne com líderes de 16 comunidades da Maré

Publicado

Autor/Imagem:


Em reunião, nesta segunda-feira (11/5), com líderes de 16 comunidades que compõem o Complexo da Maré, o governador Luiz Fernando Pezão recebeu documento com as principais reivindicações dos moradores da região, ocupada desde abril do ano passado pela Força de Pacificação do Exército. Na lista entregue ao governador, constam pedidos em torno, principalmente, das áreas de segurança, educação e saneamento.

Em resposta, o governador Pezão comentou que as reivindicações dos moradores são plausíveis e anunciou algumas obras que já estão sendo feitas.

– A lista que vocês me apresentam é muito factível. Não tem nada que nos assuste. E muitas coisas nós já estamos fazendo. Junto com a prefeitura, por exemplo, estamos construindo 19 escolas, sete das quais vamos inaugurar ainda este ano. Além disso, vamos levar uma escola da Faetec com ensino profissionalizante e já está pronto um projeto para levar a rede de esgoto para o Complexo que vai se conectar com a Estação de Tratamento de Alegria.

A reunião com os representantes das comunidades foi na sede da Força de Ocupação na Maré, no Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva (CPOR), e contou com as presenças do General Carlos Nelson Neiva Barcelos, comandante da 1ª Região Militar e do General Sérgio da Costa Negraes, comandante da Força de Pacificação, além dos secretários de Governo, Paulo Melo, Segurança, José Mariano Beltrame, de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Consentino, e do subprefeito da Ilha do Governador, Nelson Miraldi.

No encontro, o secretário José Mariano Beltrame esclareceu que a ocupação das comunidades pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) obedecerão a um novo padrão estabelecido pelo governo.

– Não queremos ocupar os espaços como antigamente, levando contêineres para acomodar os policiais. Agora fazemos obras antes, compramos equipamentos, carros e rádios, para só depois inaugurarmos as UPPs.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Consentino, pôs a secretaria à disposição das lideranças para fazer a ponte entre os moradores e as diversas secretarias do governo.

– Nós somos a porta de entrada da comunicação entre os moradores e o governo, mas nos oferecemos para ser o elo desse contato não apenas com a secretaria de Assistência Social, mas com todos os órgãos do Governo do Estado que tenham áreas de interesse com as comunidades.

O governador Pezão anunciou ainda que levará para as comunidades pequenas agências do programa Poupa Tempo, para expedição de documentos, entre eles, carteira de trabalho, muito solicitada pelos moradores. Disse também que está em contato com os comandantes das unidades militares do entorno da Maré para fazer parcerias para a preparação de jovens para o esporte.

O documento com as reivindicações dos moradores da Maré foi entregue por Waldir Francisco da Costa, conhecido como Waldir da Maré, diretor da Associação dos Moradores e Amigos do Conjunto Esperança, e principal interlocutor entre os presidentes de associações de moradores e o Governo do Estado.

 

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.