Modelos Novos
Picapes médias são atualizadas e ganham novidades até 2020
Publicado
emHairton Ponciano Voz
O segmento de picapes médias está em plena atualização. De 2015 para cá, chegaram as novas gerações de Toyota Hilux, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier. Para permanecer na briga, Chevrolet S10, Ford Ranger e Volkswagen Amarok vêm ganhando constantes melhorias.
E dois novos produtos chegarão ao mercado antes de 2020. No ano que vem, estreia a Alaskan, inédita picape média da Renault. O novo modelo será produzido na Argentina, para onde também será transferida a produção de sua “irmã” de plataforma, a Frontier – atualmente, o modelo da Nissan está sendo importado do México.
Da mesma fábrica do Grupo Renault-Nissan na Argentina virá a Classe X, em 2019. Primeira picape média da Mercedes-Benz, o modelo é fruto de parceria entre a marca alemã e a aliança franco-japonesa e também utilizará a base de Frontier e da Alaskan
Evolução – No ano passado, surgiu no mercado brasileiro uma nova categoria no segmento: de picapes intermediárias.
Esses modelos são maiores que as compactas, como a Fiat Strada, e menores que as médias, como a Toyota Hilux. A base vem de carros de passeio – os modelos maiores são feitos com carroceria sobre chassi.
A primeira picape intermediária do mercado foi a Renault Oroch, que divide plataforma com Sandero, Logan e Duster. Depois veio a Fiat Toro, atual líder do segmento em geral, – à frente, inclusive, das compactas (leia mais à direita).
A Toro traz a mesma base dos utilitários-esportivos Renegade e Compass, da Jeep – que pertence ao mesmo grupo da Fiat. Os três são feitos em Goiana (PE).
E há outras novidades a caminho. A Volkswagen confirmou que terá uma intermediária. Na gama da marca a nova picape ficará posicionada entre a Saveiro e a Amarok.
Da Hyundai virá a Creta STC (nome provisório), cujo protótipo foi revelado no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado. A nova picape intermediária está sendo desenvolvida com base no utilitário-esportivo Santa Fe. Seu lançamento deve ocorrer entre o fim de 2018 e o início de 2019.