As direções do PT e do Psol, ao invés de ouvir seus filiados, preferiram fazer um pacto para perder. Avisos não faltaram. Até com artigos públicos. Agora é aguentar mais 4 anos de Melo (Melnick) e sua trupe bolsonarista…
Quem comandou isso dentro do PT? Laura Sito, Paulo Pimenta, Maria do Rosário e Leonel Radde. Esse último é craque em vídeos criativos, mas péssimo em comunicação.
Quem “lavou as mãos” no PT? Henrique Fontana, Edegar Preto (que teve que pagar o favor pois Maria apoiou ele em 2022) e Raul Pont. Sim, até o cachorrão se apequenou. Nenhum latido. Talvez a idade o amansou.
E até o Olivio ficou quietinho. Mas ele tem crédito de sobra e já tem uma idade que fica difícil lutar dentro do partido que ele mesmo criou. A gente perdoa. Olívio mora no nosso coração, e deve ter seus motivos para o silêncio.
E o Tarso? Tarso não apita mais nada no PT. Ele até tentou uma Carta de intelectuais dizendo, indiretamente, que era a favor de uma frente mais ampla (indiretamente querendo dizer que Rosário não deveria ser candidata). Mas parou por aí. Ficou no intelectualismo. Também não quis se incomodar. Rosário então acelerou o processo, lançou evento de pré candidatuta e fez fato consumado. Pronto, era ela a candidata e vocês vão ter que me engolir!
E quem comandou isso dentro do Psol?
Robaina, o beneficiado, e Luciana Genro.
E quem “lavou as mãos” no Psol?
Pedro Ruas, Matheus Gomes e Fernanda. A Fê tá desculpada pela chegada da filhota. Não estava envolvida diretamente.
Aqui uma questão dura que precisa ser dita: Matheus, nossa grande e nova estrela da esquerda preferiu calar diante do pacto pra perder. Será mais um jovem-velho da política que ao invés de se revoltar preferiu o carteado dos bastidores?
Quero acreditar que não. Mas abriu uma dúvida.
Matheus! Precisamos de ti, daquilo que você representa, e não um Matheus que passa pano pra cacique de partido. Grita meu querido, que a gente ajuda.
Aliás, cadê a juventude do PT e Psol para lutar contra as decisões “de cima”? Pai Robaina mandou, as crianças têm que obedecer?!
Já não se faz mais jovens como antigamente…
Laura Sito, desde 2023, dizia aos quatro ventos que era bom ter a Juliana Brizola como candidata pois “tirava votos do Melo”. Santa arrogância petista… Coisa de burocrata. O que esperar de alguém que se criou nos gabinetes e tem Pimenta como professor?
Aliás, a partir de agora abre-se a era Pimenta no PT. Chegou a sua vez no acordo do cacicado Pimenta apoiou Edegar em 22 e Maria em 24. Chegou a sua vez.
O grande comunicador Pimenta vai tentar o vôo mais alto. Hoje em dia, saber comunicar bem é o que basta para ser eleito. Tudo é narrativa, e ele sabe fazer.
Mas Pimenta vai precisar de um Lula com mais energia. Aí que vem o problema. Geralmente os covardes só vão para a briga quando tem um fortão com eles. Vamos ver se Pimenta vai mesmo arriscar ficar sem mandato… eu aposto que não. Não saberia viver sem mandato.
Tamyres, aquela que tirou Matheus Gomes da chapa. A vice que ia cuidar da cidade preferiu o estrelato temporário a concorrer a vereadora. Logo vai cair a ficha e ela vai ver que fez a escolha errada. Caiu no conto do Robaina.
A mulher sofrida da periferia foi picada pela mosca azul e deu acordo para o pacto que nos levou a derrota.
A ex-cobradora da Carris mandou fazer adesivos de peito só com seu nome, sem Maria. Santo individualismo!
Ficou clara a estratégia para brilhar e preparar a vôo para deputada em 2026. E a cidade que se f*&*&*.
Não basta se mulher negra é fazer discurso de periférica, tem que jogar além do umbigo e do escudo que se tornou o identitarismo doentio. Tamyres, na pré campanha, chegou a publicar crítica a Manuela. Na lógica atual do nosso campo, ser mulher branca é fator de opressão em relação à ser mulher negra. Mesmo que a mulher branca tivesse justamente dizendo que tinha que ter mulher negra na chapa… Santa pequenez política Tamyres! Volta pra tua insignificância e vê se reflete.
Se Tamyres tivesse sido candidata a vereadora ameaçaria a vaga de Robaina… Agora entendi o esforço do líder da oposição em fazer o pacto com a Rosário… E deu tudo certo. Para ele. Tá reeleito.
E a Maria?
Maria perdeu?
Não, ela não. Maria preparou a sua reeleição pra deputada. Pra Maria e seus assessores deu tudo certo. Tudo dentro do previsto.
E assim nós vamos, sendo guiados por direções partidárias de caciques que fizeram da politica sua profissão. Já não sabem fazer outra coisa para se sustentar.
É por isso que dá pra entender as decisões que tomam. É uma questão de sobrevivência. Econômica e do ego. Santo Ego.
*Jornalista e ativista política