Notibras

Placas de veículos receberão código de segurança QR

Os carros emplacados em Brasília a partir do dia 1º de janeiro terão uma novidade: é o item de segurança adicional o QR Code. O sistema funciona como um código de barras e vai aumentar o poder de fiscalização do Detran, dificultando a clonagem dos veículos.

Quem já tem um carro ou moto com o emplacamento tradicional não precisa fazer a troca imediatamente. “Inicialmente, vamos trabalhar com os carros novos que estão sendo emplacados, os oriundos de outros estados e aqueles que têm placas pintadas, que já não podem mais circular com elas”, diz o diretor de Controle de Condutores e Veículos, Uelson Praseres.

Segundo o Detran, esse tipo de item adicional de segurança fica a cargo de cada estado. No Amazonas e no Espírito Santo, por exemplo, o QR Code já é usado nas placas, e em Pernambuco, optou-se pelo código de barras tradicional. Por enquanto, a adição do código não vai gerar mudança no valor das placas.

Os QR Codes a serem instalados nas placas terão dois “níveis” de informação. Se o motorista usar um aplicativo comum, desses que podem ser baixados gratuitamente no celular, poderá conferir os dados de fabricação da placa, a sequência de letras e números e o local de emissão, por exemplo.

O código também vai armazenar dados pessoais do dono do veículo, mas essas informações só poderão ser abertas por equipamentos de fiscalização do próprio Detran. Com esse acesso, também será possível ver se o licenciamento está em dia, se o motorista está impedido de conduzir, entre outros dados.

O mesmo QR Code também será aplicado nos documentos do carro, e poderá ser conferido durante blitzes e fiscalizações de rotinas. Segundo o Detran, esse sistema pode ajudar a reduzir o índice de clonagem de veículos – por mês, o departamento recebe de 10 a 12 denúncias referentes a esse tipo de crime.

Sair da versão mobile