55 Cancri
‘Planeta Infernal’ tem mistérios onde nada sobrevive
Publicado
emUma equipe de pesquisadores nos Estados Unidos conseguiu obter uma nova visão sobre a natureza e a origem de um planeta extremamente quente que orbita uma estrela distante na constelação de Câncer.
O planeta, conhecido como 55 Cancri, está localizado em um sistema estelar binário 55 Cancri composto por uma estrela do tipo K 55 Cancri A (também conhecida simplesmente como Copérnico), que Janssen orbita, e uma estrela anã vermelha 55 Cancri B .
Enquanto Janssen orbita sua estrela hospedeira a uma distância muito próxima, completando uma rotação em torno dela em apenas 18 horas, a equipe de pesquisadores suspeita que o planeta se formou originalmente em uma órbita mais distante, mas acabou se aproximando de Copérnico devido à atração gravitacional deste último.
“Aprendemos como esse sistema multiplanetário – um dos sistemas com mais planetas que encontramos – chegou ao seu estado atual”, disse Lily Zhao, pesquisadora do Centro de Astrofísica Computacional do Flatiron Institute e principal autora do novo estudo.
Ela observou, no entanto, que mesmo em sua órbita original, Janssen era “provavelmente tão quente que nada do que sabemos seria capaz de sobreviver na superfície”.
Os pesquisadores chegaram a suas conclusões medindo a luz emitida por Copérnico e observando como essa luz diminuía quando Janssen se interpunha entre sua estrela hospedeira e a Terra.
Os dados obtidos pelos cientistas podem nos ajudar a entender melhor como os planetas são formados, apontou o comunicado de imprensa, enquanto a equipe por trás do estudo agora volta sua atenção para outros planetas.
Como explicou Zhao, eles esperam “encontrar sistemas planetários semelhantes aos nossos” e “entender melhor os sistemas que conhecemos”.