Parceria produtiva
Plano do Buriti prevê ação para melhorar segurança alimentar
Publicado
emWendel Sousa
Em cerimônia realizada no Palácio do Buriti, o governador Rodrigo Rollemberg lançou o Programa Alimenta Basília (PAB), que tem por objetivo agregar e melhorar as ações da política distrital de segurança alimentar e nutricional.
Na oportunidade, também foi assinada uma portaria do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.
A iniciativa visa distribuir alimentos para famílias em vulnerabilidade nutricional, articulando programas de aquisição e abastecimento para escolas, asilos, creches etc. Segundo dados do governo de Brasília, o Alimenta Brasília deve aproveitar os cerca de 30% de alimentos desperdiçados desde a produção até o consumo.
O programa vai integrar ações de cerca de 160 entidades que atuam em programas como o Programa Desperdício Zero, Programa de Coleta e Doação de Alimentos, Programa de Doação de Alimentos, dentre outros.
Para o governador Rodrigo Rolemberg, o programa é muito importante, pois além de contribuir no combate à fome dá apoio aos pequenos produtores do DF e entorno. “Vamos receber R$ 2 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário para comprar produtos da agricultura familiar e abastecer um banco de alimentos”, disse.
O ministro Osmar Terra falou sobre iniciativas semelhantes que estão sendo realizadas em todo país.
“Estamos promovendo eventos em todo o país para incentivar que órgãos federais comprem produtos da agricultura familiar. Temos a previsão de que R$ 640 milhões entrem no orçamento para a aquisição de alimentos e o fortalecimento da economia dos pequenos produtores”, explicou.
A política de segurança alimentar e nutricional no Distrito Federal foi estipulada pel Lei nº 4.085 de 2008 e alterada pela Lei 4.275 em dezembro de 2011.