Curta nossa página


Racionamento

Plano Piloto começa a sentir os efeitos do rodízio da água

Publicado

Autor/Imagem:


Andreia Verdélio
Carolina Paiva, Edição 

O abastecimento de água foi interrompido na segunda (27) na Asa Norte, na Vila Planalto e no Noroeste. É o rodízio nas localidades abastecidas pelo Reservatório de Santa Maria que começa a atingir o Plano Piloto. Apenas os hospitais públicos e a Esplanada dos Ministérios não entrarão no racionamento.

De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o revezamento funcionará com um dia sem abastecimento (a partir das 8h), dois dias para religar e estabilizar o sistema e três de situação normalizada. O esquema será o mesmo aplicado nas regiões que recebem água da Barragem do Rio Descoberto, que estão sob racionamento desde janeiro.

A medida é resultado da limitação na captação de água dos sistemas Descoberto e Santa Maria-Torto, determinada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). O baixo nível dos reservatórios, que deveriam estar acima dos 60% de capacidade, justifica a decisão; esse volume mínimo é necessário para não faltar água no período de seca na capital.

De acordo com a última medição da Adasa, o reservatório de Santa Maria estava ontem (27) com 46,5% da sua capacidade, e a Barragem do Rio Descoberto, com 40,41%. Segundo o governo do Distrito Federal, o racionamento permanecerá em vigor até que haja segurança hídrica na região.

Santa Maria é responsável pelo fornecimento de água de 24% da população de Brasília, incluindo o Plano Piloto, região central da cidade, onde estão os prédios da administração pública federal. As localidades abastecidas pelo sistema já estavam com a pressão reduzida desde o dia 30 de janeiro.

As regiões abastecidas pelo sistema do Descoberto estão em racionamento desde o dia 16 de janeiro. O reservatório é responsável por 65% da produção total de água do Distrito Federal e chega a cerca de 1,8 milhão de pessoas.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.