Saia tranquilo
PM reforça segurança para proteger povo nas compras
Publicado
emPara reforçar a segurança de quem fará as compras de fim de ano, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) iniciou o Policiamento Intensivo de Natal nos espaços com maior movimentação de pessoas, como supermercados, agências bancárias, shoppings e feiras.
Segundo o subchefe do Departamento Operacional da PM, coronel Julian Pontes, nesse período as pessoas costumam andar com dinheiro, e aí mora o perigo. “Por causa das festividades e da liberação do 13º salário, existe aumento de fluxo no comércio, e isso chama a atenção [de golpistas].”
O policiamento, conforme informou o coronel, foi distribuído de acordo com o mapa de manchas criminais elaborado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.
A operação é feita em todas as regiões administrativas, mas os centros de comércio de Ceilândia, do Plano Piloto, de Taguatinga e de Samambaia recebem atenção especial pela maior concentração de público.
Cerca de mil policiais foram mobilizados apenas para o trabalho de prevenção. Normalmente vinculados a atividades administrativas na corporação, eles foram remanejados para dar o apoio nas ruas.
A ideia é que o policiamento esteja mais visível nesse período para coibir ações criminosas. A operação vai até 7 de janeiro.
Pontes recomendou que as pessoas tenham mais atenção ao sair de casa, evitem deixar a bolsa aberta, usar o celular nas ruas e andar em locais ermos.