PM usa cavalaria para garantir segurança no Parque da Cidade
Publicado
emA partir de agora o Parque da Cidade Sarah Kubitschek terá policiamento montado diariamente. A cavalaria, composta por 24 animais, percorrerá toda a extensão do local das 7 às 21 horas. Serão 12 policiais por dia, divididos em dois turnos. O efetivo faz parte do Regimento de Polícia Montada do Distrito Federal.
“Esse trabalho é possível devido ao início de reforma e construção de uma base de apoio aqui no Parque da Cidade. Agora temos baias, toda a área de saúde médica veterinária para manter esses animais”, explicou o comandante do regimento, tenente-coronel Schweitzer, durante o lançamento do novo policiamento nesta manhã.
Segundo ele, a base ainda beneficiará áreas como o Sudoeste e a Asa Sul, que serão atendidos em breve por um trabalho parecido, quando a corporação receber outros 60 animais. Os novos cavalos devem chegar em cerca de dois meses.
De acordo com o governador Rodrigo Rollemberg, presente no evento, a medida é mais uma ação do Pacto pela Vida, que tem o objetivo de aumentar a sensação de segurança da comunidade de Brasília. “O patrulhamento montado dá mais visibilidade e versatilidade ao trabalho policial. Eu tenho certeza que aproximando a polícia da população nós vamos melhorar a segurança pública no Distrito Federal”, disse o chefe do Executivo.
Os 24 cavalos utilizados no policiamento do Parque da Cidade fazem parte de um total de 40 animais recebidos pelo Regimento de Polícia Montada do Distrito Federal recentemente. Os outros 16 serão utilizados pelo Batalhão de Choque Montado. Antes de entrar em atividade nesta manhã, a cavalaria passou por testes, como as últimas manifestações na Esplanada dos Ministérios.
Durante a solenidade, Rollemberg reforçou o quanto o governo tem investido em segurança desde o início da gestão: “Já foram 986 policiais militares que saíram, desde o dia 1° de janeiro, de funções administrativas, para trabalhar na rua. Também no sábado tive a oportunidade de presenciar a formatura de mais 740 policiais militares que passam a fazer parte do policiamento ostensivo.”
Ainda estavam presentes na cerimônia o chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas; o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Florisvaldo Cesar; o administrador do Parque da Cidade, Alexandre Ribeiro; o administrador do Plano Piloto, Igor Tokarski; e os secretários de Segurança Pública e da Paz Social, Arthur Trindade, de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Guilherme Leal, e do Esporte e Lazer, Leila Barros.
Mariana Damaceno, Agência Brasília