Policiais civis fazem hoje (14) uma operação para cumprir 34 mandados de prisão preventiva contra acusados de envolvimento na disputa pelo controle de pontos de venda de drogas na comunidade da Cidade Alta, no Rio de Janeiro. Os mandados estão sendo cumpridos pela Delegacia de Combate a Drogas (DCOD) na cidade do Rio e em Nova Friburgo, na região serrana fluminense.
De acordo com a Polícia Civil, os alvos da operação de hoje, chamada de Invasão, integram uma quadrilha que comandava a venda de drogas ilícitas na Cidade Alta e que acabou perdendo o controle do negócio. Por isso, eles se articularam para tentar invadir a favela e retomar o empreendimento criminoso.
O grupo também passou a ser um dos principais fornecedores de armas e drogas para as favelas de Nova Friburgo. A ação, segundo a Polícia Civil, também tem por objetivo identificar toda a cadeia criminosa das localidades investigadas.
Os acusados respondem pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de armas, organização criminosa, entre outros crimes, cujas penas somadas ultrapassam 30 anos de prisão. Até o momento, foram presas 14 pessoas.