Os agentes da polícia desativaram nesta quinta (01) uma bomba de 450 quilos da Segunda Guerra Mundial, encontrada em uma área em construção em uma zona urbana de Hong Kong e que provocou a saída de mais de 4 mil pessoas da região por mais de 15 horas.
A bomba, a segunda encontrada na mesma região em quatro dias, foi descoberta distrito comercial e financeiro de Wan Chai, na manhã de ontem, por operários que realizavam trabalhos no subsolo.
A descoberta provocou um desdobramento da polícia, que ordenou a retirada das pessoas dos edifícios, o fechamento de lojas, hotéis, colégios e escritórios, assim como interrupção no tráfego, incluindo os serviços de transporte marítimo que conectam a área no porto Victoria.
Hoje, as equipes de desativação de explosivos conseguiram abrir a bomba e queimar a munição, uma tarefa que durou horas, por conta da má condição e a localização complicada do projétil embutido no solo, segundo os especialistas.
O explosivo estava a apenas dez metros de onde no último sábado foi achada outra do mesmo modelo, de 450 quilos, e que também provocou uma evacuação da área até que ela foi desativada com sucesso.
Os dois explosivos foram jogados pelo exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.
A aparição de explosivos, como bombas ou granadas não detonadas, não é incomum em Hong Kong, já que a cidade foi palco de combates entre o exército japonês, que tomou o território durante quase quatro anos, e as forças aliadas britânicas e americanas entre 1941 e 1945.
Em 2014, a polícia desativou uma bomba de guerra que pesava quase uma tonelada, a maior achada na região até agora.