Polícia desarticula quadrilha que roubava cargas na Baixada
Publicado
emA Polícia Civil desarticulou duas quadrilhas especializadas em roubos de cargas que atuavam na Baixada Fluminense, nos municípios de Nova Iguaçu e São João de Meriti, e na Zona Norte do Rio. Ao todo, dez pessoas foram presas. Como divulgou a polícia nesta quarta-feira (23), durante as ações dos agentes, que começaram na segunda-feira (21), foram apreendidas armas, carros e motocicletas roubados. Entre os principais alvos dos grupos criminosos estavam cargas de bebidas, de eletrodomésticos, cigarros, laticínios e carnes.
De acordo com a polícia, um grupo de quatro pessoas foi preso na Rua Mercúrio, na Pavuna, Zona Norte do Rio, na última segunda (21). Eles atuavam nas Ruas Embaú, Herculano Pinheiro, Mercúrio, na Rodovia Presidente Dutra e na Avenida Brasil. O outro grupo, de seis pessoas, atuava na Baixada.
Com os criminosos foram apreendidos três revólveres calibre 38, três pistolas, uma espingarda de ar comprimido que era usada para intimidação dos motoristas abordados, quatro carregadores de pistola e um silenciador. Eles usavam vestuários de uma empresa de bebidas e de uma empresa de obras para bloquear as ruas, facilitando a abordagem dos caminhões.
Número de roubo
O número de roubo de cargas tem aumentado no Rio, que concentra 20% do total de roubos registrados em todo o país. Um dos pontos considerados mais críticos é a chegada ao município do Rio pela Rodovia Presidente Dutra. De acordo com a Federação de Transporte de Cargas do Estado, os produtos mais visados pelos bandidos são os eletroeletrônicos, alimentos, cigarros e remédios.
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostraram um crescimento de mais de 50% de março a maio de 2014, em relação ao mesmo período do ano passado – foram quase 1,3 mil assaltos em três meses.
As ações violentas já causaram muito prejuízo. A Associação Nacional de Transporte de Cargas estima que o valor chegou a R$ 1 bilhão em 2013 em todo o país.