Ex-diretor no meio
Polícia faz a limpa em gangue que roubava a Terracap
Publicado
emCarolina Paiva
O ex-diretor da Terracap Gustavo Adolfo Moreira – o ‘Gustavo Cabeça Branca’ -, o síndico do condomínio Ville de Montagne II, Randel Machado de Faria, e o servidor público Sérgio Rafael Alejara foram presos na manhã desta sexta-feira, 22, em operação policial para acabar com a quadrilha de grilagem de terras em Brasília.
A operação, chamada Sacerdote, foi deflagrada pela Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística – DEMA. As equipes, com o apoio de agentes de outras delegacias especializadas e da Divisão de Operações Especiais – DOE, cumpriram durante toda a manhã sete mandados de prisão temporária, cinco de condução coercitiva e 15 de busca e apreensão.
A gangue se especializou na grilagem de terra pública em terrenos valiosos, localizados no Setor de Mansões Urbanas Dom Bosco – Lago Sul.
De acordo com a delegada-chefe da Dema, Marilisa Gomes, o grupo investigado teria praticado crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, tráfico de influência, advocacia administrativa e corrupção ativa. “Os acusados teriam feito promessas de vantagens ilícitas a funcionários públicos para a aquisição e posse de terrenos públicos, pertencentes ao Governo e localizados em área nobre e de proteção ambiental permanente”, esclareceu a delegada.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam vários documentos e também valores em endereços localizados no Plano Piloto, Lago Sul e Norte, Park Way, Cruzeiro, Vicente Pires, Águas Claras e Taguatinga. “As investigações ainda continuam visando apurar as suspeitas de participação de outros envolvidos no esquema criminoso”, afirmou Marisa Gomes.