Polícia Federal começa greve de três dias no Recife e interior
Publicado
emA Polícia Federal (PF) de Pernambuco faz uma nova paralisação esta semana, com previsão para durar três dias. Nesta terça (11), escrivães, agentes e papiloscopistas da PF se concentraram na Superintendência Regional no Cais do Apolo. Na quarta (12) e quinta (13) também haverá mobilização.
Os serviços essenciais, como o controle imigratório nos portos e aeroportos e o atendimento nos setores de passaporte não serão interrompidos, mas funcionarão com 30% do pessoal. Quem já está com o passaporte agendado, continua.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais em Pernambuco (Sinpef-PE), Marcelo Pires, a expedição de passaportes vai funcionar com exceções. “No caso de doenças e necessidades médicas, ou até mesmo proximidade da viagem, quem pediu o passaporte terá prioridade”, explica.
Segundo a assessoria de comunicação da PF, a previsão é que 70% do efetivo policial está parado – cerca de 600 pessoas, entre escrivães, papiloscopistas e agentes. O serviço de delegacia de plantão também está funcionando, mas com 30% do pessoal.
O movimento pretende denunciar o sucateamento da categoria pelo Governo Federal. O Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco (SINPEF-PE) não objetiva deixar a população sem o serviço e sim chamar atenção para a desvalorização dos serviços policiais.
A ação faz parte de uma série de paralisações que começou em fevereiro, nos dias 11, 25 e 26. O sindicato afirma que o último reajuste foi de 3,4% em 2009 e que as perdas salariais são superiores a 40%. Com a defasagem salarial, muitos policiais abandonam a carreira, segundo o sindicato.