Como preparação para as Olimpíadas, policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC) participaram, nesta segunda-feira (11), de treinamento de busca de explosivos na estação de trens Central do Brasil. A atividade durou cerca de três horas e aconteceu em um trem sem passageiros, estacionado na plataforma da estação. A previsão da SuperVia é de que sejam oferecidos 3 milhões de lugares nos trens, em cerca de 1,6 mil viagens, por dia no período dos Jogos Olímpicos.
– O treinamento visa ambientar homens e cães para os locais que irão atuar durante os Jogos. A expectativa é de que, com a chegada dos cães comprados pelo Governo do Rio, seja possível ampliar ainda mais o plantel de farejadores que atuarão no BAC – afirmou o relação-publicas do batalhão, tenente Daniel Puga.
Além dos treinamentos, desde 2010, a Polícia Militar já realizou mais de 80 intercâmbios com unidades internacionais especializadas. Também foram promovidos cursos sobre ordem pública, controle de distúrbios e segurança de grandes eventos, como preparação para os Jogos.
O Governo do Estado investiu na compra de diversos equipamentos como veículos blindados; armamentos e itens de proteção individual; câmeras táticas; caminhão de comando e controle com tecnologia embarcada; além de aparelhos de visão noturna e um sistema de imageamento aéreo, que serão usados pelo Comando de Operações Especiais (COE).