A Polícia Civil prendeu um homem indiciado por 14 crimes de estelionato. Segundo a investigação, Kauê Quaresma Passos, de 27 anos, ostentava uma vida de luxo para enganar as vítimas – principalmente, vizinhos nos condomínios onde morou.
As investigações duraram três meses. Segundo o delegado-chefe da 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), Gerson de Sales, a aparência de “alto nível econômico” e a rotina de ostentação do criminoso ajudavam a dissipar a desconfiança de quem fazia negócios com ele.
Em um dos casos a vítima foi enganada ao simular a compra de um Porsche Cayenne. Segundo as investigações, Kauê convenceu o então vizinho a comprar o carro – e a pagar R$ 50 mil como adiantamento.
O comprador chegou a entregar o dinheiro, mas nunca viu as chaves do carro. O valor total negociado não foi divulgado. A versão 2017/2018 desse modelo de Porsche é cotada, na internet, em valores a partir de R$ 365 mil.
Para simular um estilo de vida mais “condizente” com os altos valores que negociava, o suspeito utilizava veículos de luxo – de montadoras estrangeiras como BMW, Audi e Volvo – e se apresentava como fazendeiro e dono de cabeças de gado.
“Ele chegou a pegar dinheiro emprestado com uma das vítimas, que estava interessada na compra dessas cabeças de gado, porém nunca devolveu o valor”, afirma o delegado responsável pelo caso.