Rafael, chefe do Legislativo brasiliense
‘Política precisa se reinventar e atender ansiedades do povo’
Publicado
emO presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente (MDB), vai trabalhar no sentido de promover as mudanças cobradas pela sociedade nas últimas eleições. “O sentimento é para mudar. E para isso estaremos afinados com as demandas da população. A política é o único instrumento de transformação da sociedade e por isso tem que ser respeitada e valorizada”, disse.
A declaração foi feita na sessão quer abriu os trabalhos da 8ª Legislatura (2019/2022). Ibaneis Rocha, governador de Brasília, esteve presente ao ato. Ele pregou parceria entre os dois Poderes para a superação dos desafios, especialmente nas áreas de saúde, segurança, educação e geração de empregos.
Na avaliação de Ibaneis, o governo tem limitações por conta do seu endividamento. Contudo, disse, há condições de sanear a situação com trabalho e responsabilidade”. Ele foi econômico sobre como pensar a Brasília do amanhã. Agnelo Queiroz, por exemplo, desenhou (sem tirar do papel) os próximos 50 anos. Já Ibaneis se contentou em programar a cidade para as quatro décadas vindouras.
Em seu pronunciamento, Rafael Prudente reforçou o momento difícil vivido pelo Distrito Federal e pelo País. E enfatizou que os distritais e o novo governo “não podem fracassar”. O presidente da Câmara prometeu ouvir os colegas e atuar com “muita energia, humildade, garra e trabalho”.
Ao destacar que é o deputado mais jovem a assumir a presidência da Casa – ele tem 35 anos -, Rafael Prudente lembrou que seu pai, Leonardo Prudente, também exerceu a função há 10 anos. “A Câmara Legislativa precisa prestar um bom serviço, a um custo menor. Quero apresentar aos deputados no decorrer deste semestre uma proposta para reduzir os custos e o orçamento do Poder Legislativo para os próximos 4 anos, mesmo sabendo que representamos apenas 1% do orçamento do Distrito Federal”, disse.
O deputado também defendeu um pacto pela cidade, como alternativa para melhorar a qualidade de vida. Entre os temas que classificou como urgentes, citou saúde, segurança, educação, geração de empregos e desburocratização do Estado. Prudente mencionou individualmente cada um dos deputados, reforçando que trabalhará em conjunto pelas pautas e bandeiras de cada um deles.