Notibras

Polônia adverte Alemanha para não interferir em Varsóvia

O ministro das Relações Exteriores da Polônia, Zbigniew Rau, acusou nesta segunda, 25, o chanceler alemão, Olaf Scholz, de tentar interferir nos assuntos internos do país.

No domingo, Scholz, falando num comício do Partido Social Democrata em Nuremberg, não descartou medidas mais rigorosas nas fronteiras externas da União Europeia para prevenir a migração ilegal no meio de um escândalo de corrupção com a emissão de vistos Schengen por missões estrangeiras polacas.

“A última declaração do chanceler alemão Olaf Scholz viola os princípios da igualdade soberana dos Estados, que é a base das boas relações de vizinhança e da cooperação amistosa com a Polónia, conforme declarado pelo governo da República Federal da Alemanha no Tratado de 1991 com a Polónia.

(…) Declarações a este respeito indicam uma tentativa de interferir nos assuntos internos do Estado polaco e na campanha eleitoral em curso na Polónia”, disse Rua no X.

Ele também apelou ao chanceler alemão para que respeite a soberania da Polónia e se abstenha de fazer declarações que sejam prejudiciais às relações dos dois países .

Na semana passada a Comissão Europeia disse ter enviado uma carta à Polónia solicitando esclarecimentos sobre as alegações de que as autoridades polacas há muito emitiam vistos em troca de subornos.

Sair da versão mobile