Notibras

Polônia distribui pílula contra radiação de bomba nuclear

Escolas na Polônia estão se preparando para distribuir comprimidos de iodeto de potássio em caso de potencial exposição à radiação, informou o jornal polonês Rzeczpospolita nesta sexta-feira, 23, citando autoridades educacionais.

O iodeto de potássio protege a glândula tireoide do acúmulo de radioisótopos de iodo durante os danos causados ​​pela radiação. Há o temor de a Rússia soltar uma bomba nuclear na vizinha Ucrânia.

As autoridades locais obrigam as administrações escolares a distribuir comprimidos em caso de uma possível ameaça, indica um relatório, acrescentando que, em alguns casos, os diretores das escolas são informados de que terão seis horas para distribuir iodeto de potássio após o alerta de emergência.

Enquanto isso, a prefeitura da capital confirmou o fato de preparativos de distribuição de comprimidos, segundo o jornal. De acordo com o porta-voz da Prefeitura de Varsóvia, Jakub Leduchowski, a distribuição das pílulas começará após a adoção da decisão pelo governador da Mazóvia.

Ministros das Relações Exteriores da França, Alemanha, Itália, Reino Unido e altos funcionários de países aliados expressaram nesta preocupações com as ameaças de segurança que surgem em instalações nucleares localizadas em zonas de combate, em particular na usina nuclear de Zaporozhye (ZNPP).

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, “confirmou a intenção do lado russo de continuar a cooperação estreita com a AIEA, a fim de forçar o regime de Kiev a parar imediatamente de bombardear a referida estação e os territórios adjacentes a ela, incluindo a cidade de Energodar, onde Os funcionários do ZNPP e suas famílias vivem.”

Lavrov observou que a Ucrânia estava usando armas fornecidas pelo Ocidente para atingir a infraestrutura civil, incluindo o ZNPP, e expondo a Europa ao perigo de um desastre nuclear.
Localizada na margem esquerda do rio Dneper, a ZNPP é a maior central nuclear da Europa em número de unidades e produção.

Sair da versão mobile