A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, desabou neste domingo (22). Ela ligava o Maranhão ao Tocantins. Ao menos duas pessoas morreram; os desaparecidos são oito. Bombeiros dos dois estados estão fazendo buscas na região.
A ponte é parte da BR-226 que liga os municípios de Estreito (MA) e de Aguiarnópolis (TO). “Lamentamos pelas vítimas. Até o momento temos dois óbitos confirmados e uma vítima resgatada, hospitalizada em Estreito, mas há pessoas desaparecidas. Somente com o resultado das operações de mergulho teremos como comprovar o número total de vítimas, escreveu o governador do Maranhão Carlos Brandão nas redes sociais.
“As equipes do governo do Maranhão seguem oferecendo todo o suporte necessário para garantir o socorro e contornar os transtornos causados pela interrupção da via”, acrescentou Brandão.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o colapso ocorreu por volta de 14h50. O Corpo de Bombeiros do Maranhão e do Tocantins estão realizando buscas no rio por pessoas desaparecidas.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também confirmou que há vítimas, que houve a queda de veículos e motocicletas e que a profundidade no local é acima de 50 metros. “Nos unimos no apoio ao resgate de vítimas”, se manifestou, também pelas redes sociais.
O vão central da estrutura de 533 metros de extensão cedeu e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) alertou para interdição total no local. “Equipes da autarquia estão se deslocando para o local visando avaliar a situação, apurar as possíveis causas e tomar as medidas necessárias”, informou.
Rotas alternativas
O órgão divulgou as rotas alternativas. Os usuários do Tocantins devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis a Luzinópolis, chegar na BR-230 e seguir até o km 101 (cidade de São Bento). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá e Imperatriz (MA).
Quem vai do Maranhão deve acessar a BR-226 em Estreito até Porto Franco. De Porto Franco os usuários devem seguir pela BR-010 até Imperatriz.