Notibras

Por ‘furo no caixa’, Rio-2016 recebe reforço financeiro do Comitê Internacional

Mesmo com o forte investimento financeiro federal para a realização dos jogos olímpicos no Brasil, a organização do evento precisa de ajuda financeira. E desta vez, o responsável pelo incentivo é o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Em entrevista, o presidente do COI, Thomas Bach, afirmou que o comitê organizador pode receber recursos antecipados da entidade para resolver buracos no fluxo de caixa da entidade.

A razão: gastos emergenciais, como reparos na Vila Olímpica e contratação de seguranças no Parque Olímpico. Não bastasse, a entidade sofre com a expectativa de déficit estimado em até R$ 250 milhões.

Em entrevista coletiva, Bach disse que há duas questões em jogo. “Uma é o orçamento geral. Fomos informados pelo comitê local que eles continuam trabalhando com um orçamento balanceado. Há, porém, desafios no fluxo de caixa. O COI ajudou e está ajudando o comitê organizador para assegurar que esses Jogos serão um sucesso”

O montante, de R$ 1,8 bilhão, será entregue COI nos dias da cerimônia de abertura, 5 de agosto, e de encerramento, 21 de agosto. No entanto, a entidade estuda antecipar parte dos recursos, em visão dos problemas financeiros do Comitê organizador da Rio-2016.

Sair da versão mobile