Notibras

Portugal em alerta máximo contra incêndios florestais

A febre dos incêndios florestais chegou à terra dos nossos descobridores. E desde a sexta, 6, Portugal entrou em alerta máximo. Neste sábado as chamas obrigaram o bloqueio de estradas em vários pontos do país e já mobilizam 2 mil 500 bombeiros e 26 aviões.

No combate às chamas em Sobral de Monte Agraço, distrito de Lisboa, estão 240 bombeiros, 64 viaturas e três aviões. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, “face à intensidade” do fogo foram reforçados os meios de combate, com bombeiros e viaturas.

No final da tarde, 90% do incêndio estava controlado. Os aviões estão sendo abastecidos no Rio Tejo. A mesma fonte adiantou que o novo foco do incêndio, que começou às 12h40 na freguesia de Santo Quintino, “está ativo”, tem uma frente ativa colocando em perigo a zona eucaliptal.

Já o incêndio no conselho de Alcobaça deve ser combatido por 134 bombeiros e 40 viaturas. Nas ocorrências importantes da Proteção Civil constam ainda os incêndios nos conselhos da Mealhada e de Águeda, apesar de se encontrarem em fase de resolução.

Estes dois fogos concentram um total de 389 bombeiros, 118 viaturas e um avião. O incêndio que ocorre desde o início da manhã em Vacariça, conselho da Mealhada, que chegou a envolver 10 aviões, está praticamente debelado.

Sair da versão mobile