Postos de saúde abrem as portas antes do tempo para vacinar contra a gripe H1N1
Publicado
emLayla Andrade
Os postos de saúde de Brasília e das regiões administrativas abriram as portas nesta quarta, 27, para dar início à vacinação contra a Influenza A (H1N1). A campanha deveria começar somente no dia 30, mas foi antecipada com a chegada de mais 100 mil doses do governo federal, o que estimulou a acelerar o processo de prevenção.
A vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Mas apenas a partir do sábado, 30, os centros vão funcionar unicamente parar oferecer as doses.
A vacinação contra a influenza A é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).
Sintomas – Preste atenção ao seu organismo, porque febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, congestão nasal, náuseas e vômitos e diarreia são alguns sintomas da doença.
A insuficiência respiratória é um sintoma frequente da gripe H1N1 que não é devidamente tratada. Em casos graves, ela pode levar o paciente à morte.
Prevenção – Não deixe de tomar a vacina, evite o contato com as pessoas com a gripe H1N1, como abraço, beijo e aperto de mão. Em ambientes fechados, procure deixar as janelas abertas para que haja circulação do ar. Lave muito bem as mãos com água e sabão (inclusive entre os dedos, nos pulsos e por dentro das unhas) e utilize álcool gel para uma higienização completa.
Se segurar em lugares públicos como maçanetas, corrimãos, apoios do metrô e dos ônibus, evite levar as mãos até os olhos, nariz e boca enquanto não puder fazer nova higienização. Evite estresse, ansiedade, má alimentação, dormir pouco, beber e usar drogas. Isso enfraquece o sistema imunológico e deixa o organismo ainda mais exposto ao vírus.
Tratamento – A maioria dos casos de gripe H1N1 foi sanada completamente sem a necessidade de internação hospitalar ou do uso de antivirais. Em alguns casos, no entanto, o uso de medicamentos e a observação clínica são necessários para garantir a recuperação do paciente.