Karla Maranhão, Editora-Assistente
A Poupex – caderneta de poupança dos militares do Exército, Marinha e Aeronáutica – está contratando uma agência de publicidade para atender uma conta que investirá 2 milhões de reais ao longo de seis meses. O valor é ínfimo em se tratando de mercado nacional, mas, apesar disso, a contratada deverá dispor de uma estrutura capaz de fazer inveja aos grandes grupos que atuam no setor.
A escolha da agência será feita por meio de uma licitação informal, do tipo carta convite. Profissionais do mercado avaliam, porém, que por força das exigências impostas aos concorrentes, existem fortes indícios de direcionamento para favorecer uma empresa previamente selecionada.
– É de estranhar um órgão que sempre zelou pela transparência e legalidade, decida promover um certame intempestivo entre as agências publicitárias. Essa correria desenfreada pode levar o processo de escolha ao descrédito, disse a Notibras um expert em mídias impressa, televisiva e virtual, numa referência à entrega de propostas que se realiza às 17h desta segunda-feira, 18. O vencedor será conhecido no dia 29 e o contrato deverá ser assinado no dia 3 de fevereiro.
Realmente, se forem respeitadas as exigências da Poupex, quem ficar com a conta vai precisar tirar dinheiro do bolso para manter o cliente. Um dos itens questionados por quem recebeu convite para entrar na disputa, e desistiu, é exigir da ganhadora, por exemplo, atestado de contrato com instituto de pesquisa de nível nacional, a exemplo do Ibope e Datafolha. Não bastasse isso, a agência, para entrar na disputa, deve confirmar atendimento a cliente com mais de 600 profissionais.
– Isso é um descalabro. De todas as agências convidadas (o número varia de 10 a 12, dependendo da origem da informação), apenas uma possui contrato com instituto de pesquisa e também clientes com mais de 600 funcionários em seu quadro. Isso, por si só, deixa claro o direcionamento, acrescenta o profissional.
A verba de investimento da Poupex será de 2 milhões por 6 meses, podendo ser renovado por igual período, no mesmo valor. Para quem trabalha no ramo, sabe que a receita bruta mensal para a agência vencedora ficará em torno de 35 mil reais. Só para se ter uma ideia, um contrato com um grande instituto de pesquisas não custa menos de 100 mil reais por mês.
Os requisitos para contratação, apresentados na carta-convite às agências, incluem declaração de uma das seguintes instituições de pesquisas: Marplan, Ibope, IBGE ou DataFolha, informando que a agência de publicidade possui contrato vigente e utiliza frequentemente os serviços de pesquisa disponibilizados; no mínimo, dois atestados de capacidade técnica onde deverá ser comprovados serviços a empresa com o mínimo de 600 funcionários.
Procurada por Notibras, a Poupex prometeu que encaminharia informações oficiais através de e-mail. Porém, até o fechamento desta matéria, não houve retorno do contato.
(*) Matéria alterada às 17h17 para correções e acréscimo de informações