Curta nossa página


Pagar contas

Povo faz fila na porta da Caixa para sacar FGTS antigo

Publicado

Autor/Imagem:


Yara Aquino

As agências da Caixa Econômica abriram mais cedo nesta sexta, 12, para a terceira rodada de saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Têm direito ao saque os beneficiários nascidos nos meses de junho, julho e agosto.

Mais uma vez, nas agências se formaram filas de pessoas para saques e também para saber se têm contas do FGTS que atendem aos critérios para saque. A movimentação foi intensa Em Taguatinga, filas se formaram também nas cabines de autoatendimento.

Em Ceilândia, um funcionário fazia a triagem do lado de fora da agência, distribuindo senhas diferenciadas aos que queriam fazer o saque do FGTS ou utilizar outros serviços bancários. No autoatendimento, as pessoas buscavam informações sobre saques.

A operadora de caixa Marina Carvalho, 27 anos, chegou ao banco por volta de 11h e se surpreendeu com a quantidade de pessoas. Ela precisava consultar os valores que tem para retirar do fundo e ficou preocupada com o tempo que teria que esperar pelo atendimento.

No entanto, ela disse que não iria desistir, porque espera ter recurso disponível para comprar um novo celular. “Fui roubada faz pouco tempo e estou sem telefone. Espero ter dinheiro suficiente para um novo telefone, porque é difícil ficar sem comunicação”, disse.

O mecânico Walmor Filho, de 36 anos, foi ao banco logo no primeiro dia porque pretende viajar. Ele vai usar o dinheiro para pagar alguns gastos da viagem e quitar uma dívida. “Vou aproveitar e usar um pouco do dinheiro para visitar meus pais no Piauí. A outra parte vai para pagar uma dívida e ficar livre dos juros”.

Assim como ocorre com Walmor, o pagamento de dívidas é o destino dos saques para muitos brasileiros. Pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostra que 36% dos trabalhadores que já sacaram o FGTS utilizaram o recurso para pagar dívidas. Outros 10% aproveitaram o dinheiro extra para antecipar o pagamento de contas não atrasadas, como crediário e prestações da casa ou do carro.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.