A Praça do Relógio, em Taguatinga, ganhou uma árvore digital, equipamento que oferece acesso à internet via Wi-Fi e permite carregar celulares e outros aparelhos.
A inauguração ocorreu nesta terça-feira (27), e o serviço está disponível a qualquer cidadão que passe pelo local — com o limite de 500 conectados simultaneamente.
Para usar a internet, que tem velocidade prevista de 480 megabytes e alcance de 200 metros, não é preciso se cadastrar.
Além do acesso gratuito e de tomadas para recarregar aparelhos eletrônicos, o terminal digital tem duas lâmpadas de LED acopladas, com o intuito de aumentar a segurança no período noturno. O equipamento funciona de maneira sustentável, com uso de energia solar.
Alunos do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga, que fica próximo à praça, carregaram os celulares e testaram a conexão.
“Gostei da novidade, porque tem gente que não tem internet em casa e pode vir aqui, é perto de tudo”, opinou Amanda Fernandes, de 17 anos, estudante do segundo ano do ensino médio.
Para Fernando Ramos, de 15 anos, da mesma turma, a árvore digital será útil em caso de urgência.
Essa é a primeira de 50 árvores digitais que devem ser espalhadas pelas regiões administrativas até o fim do ano, de acordo com Thiago Jarjour, secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia, da pasta de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia.