Notibras

Prédio da Marinha no Rio é liberado após tremor em estrutura

O prédio Barão de Ladário, de 22 andares, que abriga diretorias especializadas da Marinha, sofreu um leve tremor em sua estrutura nesta sexta-feira (9) de manhã. Os militares foram dispensados por motivos de segurança, mas, após uma vistoria da Defesa Civil Municipal e de técnicos da própria Marinha, o edifício foi liberado no início da tarde.

As atividades serão retomadas normalmente na próxima segunda (12). Segundo a Defesa Civil, o tremor relatado pelos militares foi provocado provavelmente por equipamentos usados em obras próximas, na região portuária do Rio. O abalo, no entanto, não provocou dano estrutural ao edifício.

Em nota, a Marinha informou que as equipes de inspeção fizeram um teste com sismógrafos e constataram que a causa das vibrações foi um rompedor hidráulico, aparelho que recicla materiais de demolição, usado para a remoção de escombros da obra da Perimetral. O uso do equipamento gerou impacto, dentro da normalidade, no solo.

No entanto, por causa da característica rochosa do terreno, as vibrações foram propagadas abaixo do prédio. Responsável pela obra da região portuária, a Concessionária Porto Novo esclareceu que os equipamentos usados na remoção dos resíduos do Elevado da Perimetral geram impactos, mas sem oferecer qualquer tipo de risco.

Sair da versão mobile