Notibras

Prefeito de Formosa preso ao viajar com arma de uso restrito

O prefeito de Formosa (GO), Gustavo Marques de Oliveira (Podemos), está preso na Superintendência da Polícia Federal do Ceará. A prisão em flagrante aconteceu na terça, 1º, quando ele tentava embarcar em um avião particular com uma pistola Glock 9mm. A arma é de uso exclusivo dos militares.

A população de Formosa recebeu a notícia como um balde de água fria, uma vez que a cidade está comemorando 180 anos de fundação. Foi, segundo os formosenses, um presente de grego. O prefeito estava acompanhado de uma mulher, cujo nome não foi revelado. Sabe-se, porém, que não se trata da primeira-dama do município.

Além da pistola, os agentes federais de plantão no Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza, apreenderam 15 munições e um carregador de pistola. Os vereadores de Formosa avaliam convocar uma sessão extraordinária da Câmara Municipal para discutir o assunto. O que mais se comenta é um eventual pedido de impeachment.

Gustavo Marques de Oliveira, que não tem porte da arma apreendida, será apresentado ainda nesta quarta, ou no mais tardar na quinta-feira, 3, ao Juiz Federal Criminal de Fortaleza para audiência de custódia. Caberá ao magistrado decidir por sua liberdade provisória.

Mas há uma pedra no sapato do prefeito. Desde 21 de julho último, as armas de calibre 9mm são de uso restrito no Brasil, o que agrava a situação de Gustavo, que responderá por um crime que tem pena de 3 a 6 anos de prisão.

Sair da versão mobile