Prefeitura começa auditoria para apurar contratos de Bethlem
Publicado
emUma comissão formada por membros da Corregedoria, Controladoria e Procuradoria do município do Rio começou, nesta segunda-feira (28), a auditoria sobre os contratos firmados pelo deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ) quando ele exerceu funções na prefeitura de 2009 a 2014. A auditoria havia sido anunciada pelo prefeito Eduardo Paes no sábado (26).
Segundo ele, um levantamento feito em 2012 apontava regularidades no convênio com uma ONG para cadastrar famílias de baixa renda no Rio. No entanto, inicialmente, não havia sinal de benefício pessoal a Bethlem, então secretário de Assistência Social.
Em reportagem publicada na sexta (25), a revista Época denuncia um esquema de corrupção na Prefeitura do Rio. A revista mostra gravações em que Bethlem diz que recebia dinheiro proveniente de convênios municipais. Durante uma negociação de pensão com a ex-mulher gravada por ela em 2011, Bethlem afirma ter uma receita de R$ 100 mil. Na época, ele recebia cerca de R$ 18 mil de salário líquido. Depois da divulgação das gravações, o deputado divulgou nota na qual nega as acusações.
Bethlem ocupou três cargos no governo de Eduardo Paes. Em 2009, foi secretário da Ordem Pública, quando recebeu o apelido de “xerife” do Rio em razão das operações de Choque de Ordem. No período de 2011 a 2012, foi secretário de Assistência Social. Após a reeleição de Paes em 2012, assumiu a Secretaria de Governo, onde permaneceu até abril deste ano, quando pediu licença para concorrer nas eleições e tentar se reeleger deputado federal.