Bombardeiros nucleares
Premiê Kishida vai a Kiev e russos vão ao Mar do Japão
Publicado
emDois bombardeiros estratégicos russos Tu-95MS, que transportam ogivas nucleares, completaram nesta terça-feira, 21, um sobrevoo de rotina sobre as águas neutras no Mar do Japão, a leste da Rússia continental, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
Coincidência ou não, a ação dos equipamentos de guerra russos foi no exato momento em que Fumio Kishida, premiê japonês, se encontrava em Kiev, para manifestar apoio e solidariedade ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
“Dois porta-mísseis estratégicos Tu-95MS da força aérea de longo alcance realizaram uma surtida programada no espaço aéreo sobre as águas neutras do Mar do Japão. O vôo durou mais de sete horas”, disse o ministério da defesa.
Os bombardeiros foram escoltados por caças Su-30SM e Su-35S das forças de defesa aérea e antimísseis do distrito militar do leste da Rússia.
A missão coincide com a interceptação de dois bombardeiros estratégicos B-52 dos EUA sobre as águas russas no Mar Báltico na noite de segunda-feira. Um jato de combate Su-35 foi escalado para afugentar os aviões.
Pilotos russos de longo alcance voam rotineiramente sobre águas neutras do Ártico, Atlântico Norte, mar Negro e Cáspio e oceano Pacífico.
Todos os voos são realizados em estrita conformidade com o Sistema Internacional de Gerenciamento do Espaço Aéreo, sem violar as fronteiras de outros estados, disse o ministério. Mas que foi um aviso ao premiê do Japão, foi.