Visita ao Memorial JK
Presidente romeno se encanta com história da capital
Publicado
emO presidente da Romênia, Klaus Werner Iohannis, visitou o Memorial JK nesta terça-feira (18). Recebido pelo vice-presidente André Kubitschek, um dos bisnetos de JK nascidos em Brasília, ele conheceu o museu dedicado à memória do fundador de Brasília e se disse ‘encantado’ com o espaço.
Durante a visita, o presidente romeno ouviu os detalhes da história da construção de Brasília e mostrou-se admirado com o Memorial, presidido por Anna Christina Kubitschek, que também o acompanhou. “Se fôssemos fazer Brasília hoje em dia, demoraríamos 300 anos”, comentou Klaus Iohannis.
Segundo André Kubitschek, a visita valorizou o maior museu particular da capital. “O primeiro compromisso do presidente Iohannis ao chegar em Brasília foi a visita ao Memorial, o que é uma homenagem tocante que a Romênia fez ao fundador da cidade, ao Brasil e a Brasília, na semana do aniversário da cidade. Foi uma visita bem positiva, em todos os sentidos”, avaliou.
Para Paulo Octávio, também vice-presidente do Memorial JK, a presença do presidente da Romênia tem um legado importante. “Acho que todo presidente que vem ao Memorial sente a importância que é ocupar este cargo e o que tem de deixar um legado para as futuras gerações. O que se vê no Memorial é um presidente que, em cinco anos, deixou um legado para história, um legado de democracia, de boa governança e de realizações”, afirmou.
Ainda em Brasília, o presidente da Romênia encontrou-se com o presidente Lula, no Palácio Itamaraty, para debater a intensificação dos contatos políticos e a cooperação em temas ambientais e econômico-comerciais — em especial, na agricultura e aeronáutica. Em seguida, Klaus Iohannis viajou para o Rio de Janeiro, onde teria encontros com autoridades estaduais e municipais.