Líder tucano sugere à Procuradoria Geral pegar Dilma por corrupção passiva
Publicado
em![](https://www.notibras.com/site/wp-content/uploads/2016/04/Dilma-Rousseff-à-Nação-2-5779-U101243300818ZxF-U102608504154ByC-1024x576@GP-Web.jpg)
Isadora Peron
O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), entrou nesta segunda-feira, 11, com uma representação criminal na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a presidente Dilma Rousseff.
O senador alega que Dilma praticou crime de corrupção passiva privilegiada ao tentar nomear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil.
Cunha Lima quer ainda que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, faça uma investigação policial com o objetivo de apurar a materialidade e a autoria dos fatos.
“O ato de nomeação praticado pela presidente Dilma demonstra a nítida intenção de beneficiar o ex-presidente Lula. Ela comete infração de seu dever funcional ao não observar e zelar pelos princípios constitucionais da Moralidade, Impessoalidade e de atentar contra o livre exercício do Poder Judiciário”, afirmou o senador.
Na semana passada, Janot mudou o seu entendimento em relação à nomeação de Lula e pediu para que o Supremo Tribunal Federal (STF) anulasse a posse do ex-presidente.
O procurador-geral da República argumentou que houve desvio de finalidade na nomeação de Lula, e, se a posse for aceita pelo plenário do Supremo, poderia embasar uma futura investigação de tentativa de obstrução da Justiça por parte de Dilma.
![](https://www.notibras.com/site/wp-content/uploads/2021/08/logoNotibrasTopo.png)