Chegou a época de comer morango! Não que em outros meses do ano não seja possível, mas é em agosto e setembro, período de safra, que a fruta fica mais abundante e, por isso, mais barata. É também nesse período que ocorre a tradicional Festa do Morango, em Brazlândia, região administrativa do DF responsável pela maior parte da produção do fruto na capital federal.
Segundo a Emater-DF, somente no ano passado, foram produzidas 6,6 mil toneladas de morango no Distrito Federal. Brazlândia é responsável por 34% da produção no DF, o que injeta aproximadamente R$ 21 milhões na economia da cidade. “É a maior região administrativa de produção de morangos. Mas outras cidades também cultivam, como Ceilândia, São Sebastião e Núcleo Rural Taquara, em Planaltina”, observou o engenheiro agrônomo, extensionista rural e gerente da Emater Brazlândia, Rodrigo Teixeira Alves.
Ele explica que, apesar de a produção estar concentrada em Brazlândia, o DF como um todo tem clima propício para o cultivo do morango. “Uma peculiaridade daquela região é a altitude, mas Brasília, em geral, tem um microclima favorável, principalmente nesta época do ano, com baixa recorrência de chuva, dias com temperaturas mais altas e noites com temperaturas mais baixas. Além disso, temos dias mais curtos e noites mais longas. Isso influencia o florescimento e a produção”, detalhou o engenheiro agrônomo.
Até mesmo morangos orgânicos já começam a ser cultivados no DF. Em Brazlândia, aproximadamente 15 produtores estão nesse segmento. Divino Fernandes Alves é um deles. “Usando compostos ricos em nutrientes e seleção genética, conseguimos frutos grandes, bonitos e saborosos, além de mais saudáveis”, enalteceu. Ele é o maior produtor de morango orgânico no DF e cultiva o fruto em uma área de 1,4 hectares.