Quem desperdiçar água em Brasília estará sujeito a sanções. É o que prevê projeto aprovado nesta quinta-feira 27 naq Comissão de Meio Ambiente da Câmara Legislativa.
Os alvos são donos de imóveis e veículos que forem flagrados lavando calçadas, fachadas ou carros com água tratada.
Quem for flagrado no desperdício de água estará sujeito a advertência expressa e multas de R$ 500,00 a R$ 1.000,00. A autora da proposta, deputada Luzia de Paula (PEN), defendeu a urgente necessidade do uso racional de água no Distrito Federal.
“As populações têm sofrido muito pela triste realidade da falta de chuvas e de planejamento por parte dos governantes”, justificou.
O presidente da Comissão, deputado Cristiano Araújo (PTB), citou que 60% da água do País é desperdiçada: “Este é um momento oportuno para a Comissão de Meio Ambiente discutir o problema”.
Por sua vez o deputado Rodrigo Delmasso (PTN) defendeu que a Caesb realize campanhas educativas para conscientizar e sensibilizar a população do DF para a melhor forma de utilização da água.
O PL ainda precisa de parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser apreciado pelo plenário da Casa.
Felipe Meirelles