Um protesto por moradia interditou o sentido São Paulo da rodovia Anhanguera na manhã desta quinta-feira. Segundo a concessionária que administra a via, o ato ocorreu na altura do quilômetro 19, já na chegada à capital paulista. O grupo incendiou pneus na pista, impossibilitando a passagem dos veículos.
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) programou para esta quinta uma série de protestos em toda a capital. Segundo o movimento, os atos são continuidade da campanha “Copa Sem Povo, Tô na Rua de Novo”, iniciada no dia 8 de maio, também com uma série de protestos, que ocuparam as sedes das principais empreiteiras do Brasil em São Paulo, como Odebrecht, OAS e Andrada Gutierrez.
Segundo o MTST, todas as ocupações do movimento estarão mobilizadas – incluindo as ocupações Copa do Povo (zona sul) e Nova Palestina (e zona leste). A proposta do movimento é “chamar a atenção para as reivindicações levantadas pela campanha, em especial às pautas de moradia e reforma urbana”.
O MTST pede um controle público do reajuste dos aluguéis urbanos e um índice inflacionário com teto em reajustes para combater a especulação imobiliária que atinge diversos bairros da capital. Outra reivindicação é uma política federal contra os despejos forçados, além da mudança no programa Minha Casa Minha Vida, com maior estímulo para a boa localização dos imóveis e qualidade nas obras.