Notibras

Psicóloga alerta para os sinais de problemas com a saúde mental

Os cuidados com a saúde mental requerem atenção ao alerta que o corpo emite de que algo está errado. Problemas como ansiedade, depressão, entre outros, apresentam alterações que servem de sinais. É o que explica a psicóloga clínica Regiane Cardozo, que integra a equipe da Funasa Saúde, que ressalta a importância da campanha “Janeiro Branco”.

A especialista lembra que aspectos observados no dia a dia, como mau humor , o medo exacerbado das coisas, a ansiedade, taquicardia, podem ter relação com problemas na saúde mental. “Há sintomas físicos, o corpo fala, dá sinais. É preciso observar coisas que podem estar relacionados ao ambiente do trabalho, a própria casa”, diz Regiane Cardozo. Ela orienta que a pessoa “tem que procurar entender essas situações e buscar meios que a faça ter uma mente mais sadia”.

A psicóloga ressalta que existe todo um cuidado preventivo relacionado à saúde mental. Ela cita que exercícios físicos e a regulação emocional, por exemplo, contribuem para evitar o adoecimento da mente. Ela frisa, também, que fazer terapia ajuda na busca por esse equilíbrio. “Uma indicação é a terapia, onde o profissional, de forma técnica, responsável, vai poder orientar a pessoa a ter aquela abordagem para ter uma saúde mental melhor”, indica.

Regiane Cardozo apontou que a pandemia da Covid-19 trouxe à tona o debate sobre a importância da saúde mental. “Com a pandemia, as pessoas começaram a se dar conta de que a saúde mental existia, que é algo nosso, inerente ao ser humano. Claro que ela sempre esteve conosco, mas era negligenciada”, aponta. Ela acrescenta: “as crises de ansiedade, a depressão, fizeram com que as pessoas se atentassem para a saúde mental”.

A psicóloga avalia que a pandemia fez com que as pessoas procurassem cuidar melhor dos aspectos mentais. “As pessoas estão buscando mais os cuidados com a saúde mental. Isso é de total relevância. O ‘Janeiro Branco’ traz para a gente essa conscientização, esse interesse, um conhecimento, em saber como lidar com a saúde mental”, pondera.

Sair da versão mobile