Notibras

Psicólogos alertam que Trump é ‘perigo’ para EUA e mundo

Foto: Mike Theiler/Reuters - EstadãoConteúdo

Renomados psicólogos alertaram ontem (8) que o comportamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, representa um “perigo” para os Estados Unidos e para o mundo inteiro.

“O perigoso e impulsivo comportamento de Trump não tem precedentes na nossa história e representa uma ameaça para a segurança dos Estados Unidos e do mundo inteiro”, afirmou em declarações à Agência Efe James Gilligan, professor de Psiquiatria Clínica da Universidade de Nova York.

Gilligan é um dos especialistas que aparecem no filme “Mental Health Experts on Donald Trump”, que foi apresentado hoje durante uma coletiva em Washington. No filme, dez especialistas em saúde mental detalham as suas preocupações sobre o comportamento do presidente americano e os riscos que representa, e dizem que o exame ao qual ele foi recentemente submetido foi “insuficiente”.

O grupo exige ao Congresso dos Estados Unidos que aprove uma avaliação independente “mais completa”, feita por um comitê escolhido pelo Instituto Nacional de Medicina (NIM), uma organização não partidária. Esta avaliação deveria determinar mediante uma avaliação exaustiva, incluindo um teste neuropsiquiátrico, a capacidade de Trump e do vice-presidente, Mike Pence, de governarem o país.

“Trump foi submetido a uma avaliação para detectar transtornos específicos, sem o objetivo de encontrar dificuldades neurológicas ou de dizer se ele é capaz ou não de tomar boas decisões em situações de estresse”, explicou, na entrevista coletiva, a professora de Psiquiatria da Universidade de Yale Bandy Lee.

Além disso, a cientista afirmou que a avaliação que o grupo de especialistas propõe seria uma medida para ser implementar de agora em diante, e que todos os candidatos deveriam passar.

O psicólogo clínico e membro da Universidade de Columbia Ben Michaelis detalhou que os presidentes e candidatos à Casa Branca deveriam ser aprovados no exame para determinar a capacidade de julgamento e de tomada de decisões em condições de estresse. Entre outros testes, Michaelis aconselhou o Teste de Stroop, muito comum para que concorre a cargos executivos no mundo corporativo e que avalia a capacidade de classificar uma informação do entorno e de reagir de forma seletiva a essa informação.

Sair da versão mobile