Uma pesquisa Ibope revelada neste sábado (11) aponta que o ex-presidente Lula (PT) perderia uma eventual disputa eleitoral contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), caso as eleições acontecessem hoje. O líder petista aparece ainda em empate técnico com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
A pesquisa foi realizada durante a segunda quinzena de junho deste ano e divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo. Os números mostram que Lula perderia para Aécio por 48% a 33%, no total dos votos válidos. Somando-se os indecisos e os que não votariam em nenhum dos dois, Aécio teria 59% e Lula 41%.
Caso a disputa fosse contra o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também do PSDB, o segundo turno seria mais equilibrado e haveria empate técnico entre os candidatos: 40% para Alckmin e 39% para Lula. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, por isso há o empate.
A pesquisa ainda traz dados relativos ao cenário eleitoral e mostra que o PT perdeu parte do eleitorado nos locais onde tradicionalmente vence. Os dados mostram redução do eleitorado petista em famílias com renda mensal maior que dois salários mínimos. O eleitores do partido permanecem onde a renda é igual ou inferior a um salário mínimo e com menor escolaridade.
A pesquisa reforça a afirmação do ex-presidente e líder petista, que recentemente disse que, junto com o PT, “está no volume morto”. A declaração de Lula foi dada em tom de crítica ao segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), que vem atingindo altos índices de rejeição.
Apesar disso, a diretora do Ibope, Márcia Cavallari, alerta que o número de indecisos hoje é muito maior do que seria nas vésperas de uma eleição. “É fato que a base de Lula diminuiu, mas não se pode dizer que ele esteja morto”, disse Cavallari em entrevista ao Estadão.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores em todo o País para realizar a pesquisa.