Os resultados preliminares divulgados pela Comissão Eleitoral Central da Rússia (CEC) confirmam que o presidente Vladimir Putin está ganhando a corrida das urnas, recebendo mais de 70% dos votos processados.
Isso reflete a crescente popularidade do presidente entre os eleitores russos, que compareceram em números significativos para votar.
Com a vitória de Putin dada como certa, a batalha pelo segundo lugar permanece sujeita a muitas especulações, com o veterano político Vladimir Zhirinovsky dividindo a posição com Pavel Grudinin, um novato no mundo da alta política, que foi avançado pelo Partido Comunista Russo ( KPRF).
Parece que a decisão do KPRF de apresentar um novo rosto valeu a pena, já que as pesquisas de saída compiladas pela Fundação de Opinião Pública afirmam que Grudinin deverá garantir cerca de 12%, enquanto Zhirinovsky ganharia metade desse percentual.
Em outro acontecimento surpreendente, um novo recém-chegado à política presidencial, a antiga personalidade da TV, Ksenia Sobchak, deve ultrapassar todos os outros personagens da oposição menor, recebendo menos de 2%.