Notibras

Putin oficializa suspensão do tratado de bombas nucleares

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou nesta terça, 28, uma que suspende a participação da Rússia no Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Novo START). Uma eventual decisão sobre a retomada da participação da Rússia no tratado será tomada oportunamente.

Em 21 de fevereiro, Putin disse em mensagem à Assembleia Federal que a Rússia estava suspendendo a participação no Novo START, enfatizando que o país não estava se retirando do tratado.

O presidente destacou que “precisamos entender o que países como França e Reino Unido consideram como seus arsenais estratégicos e como os levaremos em consideração, ou seja, o potencial de ataque combinado da Aliança [do Atlântico Norte].”

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia enfatizou que o futuro do tratado depende inteiramente dos EUA e de suas decisões. Ao mesmo tempo, Moscou continuará cumprindo as restrições quantitativas às armas ofensivas estratégicas, apesar da suspensão do novo tratado START, bem como a troca de notificações com Washington sobre lançamentos de mísseis balísticos, enfatizou Moscou.

O acordo entre a Federação Russa e os Estados Unidos sobre medidas para reduzir e limitar ainda mais as armas ofensivas estratégicas foi assinado em 8 de abril de 2010 em Praga. Substituiu o tratado START de 1991 e, ao entrar em vigor, substituiu o Tratado de Reduções Ofensivas Estratégicas (SORT) de 2002.

Em 3 de fevereiro de 2021, Moscou e Washington trocaram notas sobre a conclusão dos procedimentos internos necessários para a entrada em vigor do acordo sobre a extensão de cinco anos do Novo START.

Sair da versão mobile