O Ocidente está tentando “esmagar” a Rússia, mas nunca terá sucesso, disse o presidente russo, Vladimir Putin, neste domingo, 10.
“No início não interferimos [na situação no Donbass]. Pensámos que de alguma forma a situação se acalmaria. Não. Depois tivemos de começar a ajudar as pessoas… Concluímos os acordos de Minsk. Também dissemos: ‘Estamos prontos para cumpri-los.’ Estávamos trabalhando para isso. De jeito nenhum. Eles disseram isso publicamente, tanto o ex-chanceler da Alemanha quanto o ex-presidente da França disseram: ‘Não pensamos em cumpri-los, nós os assinamos apenas para preparar a Ucrânia para uma ação militar.’ E uma tentativa de empurrar a Rússia para trás, de enfraquecê-la. E, eventualmente, derrubá-la. Eles nunca terão sucesso. Nunca”, disse Putin.
Falando também sobre a homenagem em Outubro ao oficial SS nazi da Segunda Guerra Mundial no Parlamento canadense, Putin disse que tais ações mostram que o Ocidente estava pronto a cooperar com qualquer pessoa para prejudicar a Rússia.
O presidente russo disse que a indústria de defesa do país está ganhando impulso, enquanto a Ucrânia está ficando sem recursos que são críticos para o futuro de qualquer país.
“Mas eles estão ficando sem [recursos], eles não têm base própria. Quando não há base própria, nenhuma ideologia própria, nenhuma indústria própria, nenhum dinheiro próprio, nada próprio , então não há futuro. E nós temos [tudo isso]”, enfatizou Putin.
Embora a Rússia esteja reforçando a sua indústria de defesa, ainda há espaço para melhorias, acrescentou Putin.